segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pesquisa orientada

O projeto está a andar conforme o previsto. Penso que foi uma boa estratégia a de conseguir que os alunos realizassem as construções no geogebra, consoante as aulas e a matéria em estudo. Inicialmente precisei de orientar as construções com fichas de apoio (do tipo "passo a passo"). Agora já não é necessário. Na última aula, 6ª feira de manhã, fiz uma demonstração no geogebra para que observassem a decomposição do triângulo pelas medianas e a relação das 6 áreas dos triângulos resultantes e , após os exercícios usuais, os alunos foram capazes de executar a mesma construção no pc e de a enviar , como é usual, para o glossário da moodle. Os alunos já colecionaram várias construções realizadas no geogebra sobre vários aspetos contemplados na planificação. É possível que ainda surjam, espontâneamente, mais algumas construções.
Convém referir que tenho levado alguns magalhães para a aula para que todos possam resolver os exercícios individualmente ou quando muito a pares.
Aqui vai uma foto da aula de matemática de 6ª feira, parte da manhã (os alunos observam a construção e posteriormente resolvem-a).



Da parte de tarde , na aula de ACA, estava prevista a pesquisa orientada, que por acaso, iniciou-se de manhã, para quem já tinha terminado os trabalhos de aula.
Para preparar a pesquisa, elaborei um guião, com questões e respetivos sites de apoio às respostas pretendidas. Escolhi sites que já conhecia e que merecem credibilidade (desta forma estou mais confiante com as respostas dos alunos). Para os organizar na sala de aula, resolveram a pesquisa a dois (enviando novamente o resultado para o  glossário moodle), sendo que cada qual juntou-se com um elemento do grupo ou ficou lado a lado. Na pesquisa, alguns dividiram a tarefa, uns pesquisaram uma parte e outros outras)

Os alunos mantiveram-se conetados e interessados com o que estavam a fazer. De uma forma geral, tem corrido bem, pq mesmo os elementos mais desestabilizadores,  têm conseguido fazer aquilo que se pretende e como tal, resolvem e estão como os outros. Maioritariamente, todos compenetrados com a tarefa em si.

A meio da aula fiz uma ligação com o facebook para mostrar algumas das postagens dos alunos portugueses e outras coisas de interesse que eu gostei. Um dos alunos já tinha efetuado o registo no grupo do itec do facebook, pelo que resolveu , conjuntamente com mais dois colegas de grupo, escrever uma pequenina informação. O professor de ACA chamou-me e disse-me que já podia projetar um post dos alunos da turma e eu fiquei admirada pq não contava com aquela rapidez  e arrependi-me de não o ter feito na aula anterior. Na verdade eu ainda não me tinha decidido se os alunos podiam ou não comunicar no facebook, atendendo à idade aceitável.

Mas penso que este tipo de comunicação é muito positiva. Lembro-me de uma das alunas dizer que "mas não são só os portugueses" e outro "tantos alunos", penso que ficaram admirados com o nº de alunos que estavam envolvidos no projeto. 

Relativamente a todas as atividades que os alunos têm feito , eu e o professor de ACA concordamos com o fato destes alunos terem adquirido uma experiência diferente, é uma organização que os organiza.

No final da aula, dois grupos foram para a sala ao lado (sem barulho) para realizarem a gravação no team up. Mas penso que não a concretizaram uma vez que levaram algum tempo a decidirem o q iam dizer e a escrever isso mesmo, pelo que, devem-na realizar agora durante a semana.


As gravações na sala de aula:

 As gravações na dita sala «silenciosa»



Boa semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário