domingo, 6 de maio de 2012

O convite ....

Volvido todo este tempo, cá vai uma retrospetiva do que aconteceu até hoje!!!

Observando a minha mensagem anterior, com grande preocupação na gestão do tempo das atividades letivas, verifico que essa grande preocupação já não se verifica. Hoje, leciono os conteúdos matemáticos previstos e penso conseguir cumprir a planificação anual...

Na altura, quando pensei em integrar as atividades do itec na minha planificação geral, achei por bem iniciá-las no capítulo temático seguinte (Geometria) uma vez que me encontrava a terminar as matérias iniciadas no final do 2º período e como já tinha tudo alinhavado não quis alterar a planificação dessa unidade. Depois os alunos fizeram teste de avaliação e só depois dessa aula é que conversamos "seriamente" sobre o próximo passo, que seria voltarmos a organizar atividades de acordo com o pedido pelo itec. (dia 20 de Abril)

Os alunos já sabiam que iam participar no ciclo 2, eu já lhes tinha perguntado (na altura em que se anunciou que iria acontecer o ciclo 2, antes da reunião de Lisboa).

Como a turma tinha tido alguns problemas de comportamento (faltas sistemáticas às aulas de diversas disciplinas, procedimentos disciplinares diários de grupos e individuais,...) que envolveu , da parte dos professores, um processo longo de "correção" de comportamentos (entrevistas com os pais e alunos, reuniões específicas entre o grupo de professores e pais dos alunos visados, intervenção da mediação escolar, ....), digamos que eu tive algumas dúvidas se os alunos quereriam ou não participar no ciclo2 (por outro lado, o convite representava um voto de confiança na mudança anunciada pelos alunos e comandada pelos pais e professores ...).  Também é preciso dizer que o convite aos alunos efetuou-se na fase em que o grupo-turma já estava a progredir (a nível dos comportamentos/atitudes e aproveitamento). Pelo que, seria de aproveitar a boa onda que se estava a gerar. O itec2 poderia representar um novo incentivo ao seu regresso ao estudo, às atividades escolares, ao interesse, etc. Portanto, o pico dos "problemas" alcançou o mês de Janeiro /Fevereiro, a seguir deu-se a atuação dos professores (juntamente com os pais, direção e outros mecanismos) e de seguida inciou-se o processo de regresso à "normalidade desejável".

Portanto a turma é composta por 27 alunos, dos quais 5 são repetentes. No 2º período 9 alunos tiveram entre 6 a 9 níveis negativos. Por outro lado, a turma é composta por 8/9 alunos muito interessados e bons alunos. Portanto, é de extremos.

Voltando à resposta dos alunos para a adesão ao ciclo2, todos disseram que sim, "pode contar connosco professora!". Portanto, os alunos aceitaram ("se quiserem, podem fazer parte do ciclo2, ... também posso convidar outra turma....que me dizem?"). Também é preciso dizer que, por esta altura, os alunos já tinham recebido o teste intermédio de Matemática e estavam satisfeitos com os resultados e para além disso, uma das alunas tinha tido o melhor resultado da escola e tinha ganho também uma participação num outro concurso de Matemática, externo à escola. Pelo que os alunos acharam que estavam a adquirir, pouco a pouco, o prestígio de outros tempos e que seria bom continuarem a participar em atividades positivas, que os valorizava (a nível das turmas da escola, entre os professores, pais, etc.). A resposta era terminantemente SIM!

Para mim, ainda representava uma forma de rentabilizar esforços, não teria que passar pela fase em que a turma teria de tentar perceber o que era o projeto, team up, ???

Vou mudar de post!

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